sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O centro de operações da Interpol

http://pessoas.hsw.uol.com.br/interpol2.htm

O centro de operações da Interpol (chamado de Secretaria Geral) está localizado em Lyon, França. Está em operação 24 horas por dia, 365 dias por ano. A Assembléia Geral, composta por delegados de todos os países membros, se reúne uma vez a cada ano. A Assembléia vota em todas as decisões importantes da Interpol - as resoluções são passadas através de maioria simples, com o membro de cada nação recebendo um único voto. A Assembléia Geral também elege o Comitê Executivo, um grupo de 13 membros que faz o trabalho administrativo. O Secretário Geral é o cabeça da Interpol. Nomeado pela Assembléia Geral, cada Secretário Geral trabalha por cinco anos e realiza as operações diárias da Interpol. O Secretário Geral também é encarregado da implementação das decisões tomadas pela Assembléia Geral. O atual Secretário Geral é Ronald K. Noble, um americano que trabalhou recentemente no Ministério da Fazenda dos EUA. Ele está cumprindo seu segundo mandato como Secretário Geral após ter sido reeleito em 2005 [Fonte: Governo da Interpol, Assembléia Geral da Interpol - em inglês].
Além da Secretaria Geral, existem seis escritórios regionais, mais o escritório de ligação das Nações Unidas. Eles estão localizados na Argentina, El Salvador, Tailândia, Côte d'Ivoire, Quênia, Zimbábue e Nova York. O escritório de Nova York é a ligação especial com as Nações Unidas.
A maior parte do fundo financeiro da Interpol vem dos países membros, com cada nação contribuindo com uma parte, de acordo com o seu tamanho, produto interno bruto e outros fatores. Em 2007, o orçamento da Interpol foi de 44,7 milhões de Euros (aproximadamente US$ 61,4 milhões) [Fonte: Interpol - em inglês].
Alertas internacionais

A Interpol pode alertar rapidamente as agências de polícia por todo o mundo a respeito de uma situação particular ou suspeita com seu sistema internacional de alertas. Cada alerta contém o máximo de informação pertinente possível para auxiliar as autoridades a tratar com situações como encontrar pessoas perigosas ou na identificação de um corpo. Mais de 3 mil são emitidos a cada ano e os alertas são codificados por cores, desta forma:
laranja - indica a ameaça potencial de armas escondidas ou itens perigosos (como a parte de uma bomba) ou substâncias que tenham sido roubadas. Esse alerta foi introduzido em 2004, o primeiro novo modelo desde 1946
negro -  corpos não-identificados
amarelo - pessoas desaparecidas
verde - informação geral e avisos sobre os principais criminosos
azul - indivíduos de interesse relacionado com um crime, incluindo possíveis testemunhas ou suspeitos potenciais
vermelho - pessoas procuradas
Interpol - Nações Unidas Alerta Especial do Conselho de Segurança - a categoria mais recente - lançada para grupos e indivíduos que são o alvo de sanções das Nações Unidas contra a Al Qaeda e o Talibã
[Fonte: Interpol]

 Interpol
interpol - Wikilingue - Encydia

 Para banda de música, veja-se Interpol (banda).
INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminosa) 
--------------------------------------------------------------------------------

Informação 
Fundada  1923 
Sede  200, quai Charles de Gaulle, Lyon Bandera de Francia França 
Orçamento anual  47.600.000 € (2008) 
Sitio site 
www.interpol.int 
A Organização Internacional de Polícia Criminosa - INTERPOL é a maior organização de polícia internacional, com 188 países membros, pelo qual é a segunda organização internacional maior do mundo, tão só por trás das Nações Unidas. Criada em 1923 , apoia e ajuda a todas as organizações, autoridades e serviços cuja missão é prevenir ou combater a delincuencia internacional.
O quartel geral da organização está em Lyon , França. O 13 de fevereiro de 2008  confirmou-se no cargo de presidente interino a Arturo Herrera Verdugo, director geral da Polícia de Investigações de Chile. Por ser anteriormente o vice-presidente de maior antigüedad deveu assumir devido à renúncia o 13 de janeiro de 2008  de Jack Selebi, quem foi cessado de seu cargo de chefe da polícia sul-africana devido às acusações de corrupção que enfrenta depois de se fazer pública sua relação de amizade com Glenn Agliotti, conhecido mafioso de seu país. Arturo Herrera ocupou o cargo até a reunião da Assembleia Geral da organização em outubro de 2008, onde se elegeu a Khoo Boon Hui. O secretário geral é Ronald K. Nobre, quem anteriormente esteve no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, sendo o primeiro não europeu em ocupar o cargo.
Devido ao papel politicamente neutro que deve jogar, a constituição da Interpol proíbe qualquer tipo de relação com crimes que não afectem a vários países membros, e nenhum tipo de crimes políticos, militares, religiosos ou raciais. Seu trabalho centra-se na segurança pública, o terrorismo, o crime organizado, tráfico de drogas, tráfico de armas, tráfico de pessoas, blanqueo de dinheiro, pornografía infantil, crimes económicos e a corrupção.

Conteúdo
•1 História
•2 Estrutura ◦2.1 Assembleia Minoritária
◦2.2 Comité Executivo
◦2.3 Secretaria geral
•3 Escritórios Centrais Nacionais ◦3.1 Divisões regionais
•4 Países membros ◦4.1 Suboficinas Centrais de Países dependentes
◦4.2 Países separados
•5 Enlaces externos


 História



O quartel geral da organização em Lyon .
Sua história começa em 1914 no marco do Primeiro Congresso Internacional de Polícia Criminoso, celebrada em Mônaco . Os agentes de polícia, advogados e magistrados de 14 países reuniram-se para discutir os procedimentos de detenção, técnicas de identificação e os procedimentos de extradição. Em 1923 cria-se a Comissão Internacional de Polícia Criminosa (ICPC), com sede em Viena  (Áustria), por iniciativa do Dr Johannes Schober, presidente da Polícia de Viena. Em 1925, a Assembleia Geral, reunida na Alemanha (Berlim), propõe que a cada país estabeleça um ponto de contacto central no marco de sua estrutura policial, o que seria o precursor do Escritório Central Nacional (OCN). Em 1932 morre o doutor Schober, pelo que se põe em marcha a criação do posto de Secretário Geral. O primeiro em ocupar tal cargo será o austriaco Michael Skubl, Comisionado da Polícia de seu país. Em 1938, os nazistas depõem ao Secretário Geral e tomam o controle da organização. A maioria dos países deixam de participar de maneira efectiva e o ICPC deixa de existir como organização internacional. Em 1946, Bélgica lidera a reconstrução da organização após o final da Segunda Guerra Mundial. Um novo quartel geral foi estabelecido em Paris , onde se levou a cabo um processo democrático para eleger ao Presidente e ao Comité Executivo.
Depois da aprovação de uma Constituição modernizada, a ICPC converte-se na Organização Internacional de Polícia Criminosa-Interpol em 1956. A organização converte-se em autónoma mediante a arrecadação de quotas dos países membros e faz dos investimentos seu principal médio de apoio. Em 1963, leva-se a cabo a primeira conferência regional celebrada em Monrovia, Liberia. Em 1971, as Nações Unidas reconhece à Interpol como uma organização intergubernamental. Interpol inaugura o escritório de enlace com as Nações Unidas em Nova York e o primeiro Representante Especial foi nomeado no ano 2004.
 Estrutura
Segundo define-se no artigo 5 de sua Constituição, a Interpol compõe-se das seguintes estruturas:
 Assembleia Minoritária
É o supremo órgão de governo, que se reúne a cada ano, podendo se reunir com carácter extraordinário a petição do Comité executivo ou da maioria dos membros. Compõe-se dos delegados designados pela cada país membro. A assembleia toma todas as decisões relacionadas com a política, os recursos, os métodos de trabalho, as finanças, as actividades e os programas. Também elege à Organização do Comité Executivo. Em termos gerais, a Assembleia toma decisões por maioria simples, em forma de resoluções, salvo que o Estatuta requeira expressamente maioria de dois terços. A cada país membro tem um sozinho voto representado.
 Comité Executivo
O Comité Executivo de Interpol é o órgão deliberativo que se reúne três vezes ao ano, geralmente em março, julho e imediatamente dantes da Assembleia Geral.
De conformidade com o artigo 15 da Constituição, o Comité Executivo tem 13 membros: o presidente, 3 vice-presidentes e 9 delegados. Estes membros são eleitos pela Assembleia Geral e devem pertencer a diferentes países, ademais, o presidente e os 3 vice-presidentes devem proceder de diferentes continentes.
Sua função, de conformidade com o artigo 22 da Constituição, é a de:
1. Supervisionar o cumprimento das decisões da Assembleia Geral.
2. Preparar a agenda para as sessões da Assembleia Geral.
3. Presente à Assembleia Geral todo o programa ou projecto de trabalho que considere úteis.
4. Supervisionar a administração e o labor do Secretário Geral.
 Secretaria geral
Localizado em Lyon , França, a Secretaria Geral funciona as 24 horas do dia, 365 dias ao ano e está dirigida pelo Secretário Geral. Servidores públicos a mais de 80 países trabalham em qualquer das quatro línguas oficiais: árabe, inglês, francês e espanhol. A Secretaria conta com seis escritórios regionais na Argentina, Costa de Marfil, El Salvador, Kenia, Tailândia e Zimbabwe, e um escritório de enlace nas Nações Unidas em Nova York.
É eleita pela assembleia geral por um período de 5 anos. Para o cumprimento de suas funções estrutura-se em 4 sub-divisões:
1. Assembleia geral.
2. Assuntos criminosos.
3. Documentação geral e estudos.
4. Apoio técnico.
Suas funções são:
1. Executar os acordos da assembleia geral e o comité executivo
2. Actuar como centro internacional de luta contra a delincuencia.
3. Centro técnico de informação dos escritórios nacionais
4. Organizar e executar os trabalhos de secretaria nas reuniões da assembleia geral e de o
comité executivo.
 Escritórios Centrais Nacionais
A cada um dos países membros de Interpol mantém um Escritório Central Nacional (OCN), integrada por servidores públicos encarregados de fazer cumprir a legislação nacional.
O papel de uma OCN é participar em todas as actividades da Interpol, e a prestação constante de cooperação activa - compatível com as leis de seus países - a fim de que Interpol possa conseguir seus objectivos.
A OCN é tipicamente uma divisão de um país membro da polícia nacional, agência de investigação ou serviço, ou encontra-se baixo a jurisdição do ministério ou departamento encarregado da segurança pública ou a justiça.
O chefe da OCN é normalmente um dos servidores públicos a mais alto faixa encarregados de fazer cumprir a lei no país. Dependendo do tamanho do país, a OCN podem ter só duas ou três servidores públicos responsáveis de todas as actividades relacionadas com a Interpol, ou de várias dezenas de oficiais, com especialistas no Terrorismo, nos Fugitivos, os Delitos informáticos, ou da trata de seres humanos, Drogas ou dos bens roubados. As OCN maiores podem ter seus próprios assessores legais ou de gestão de crise dos centros de urgência para tratar as solicitações dos outros países.
 Divisões regionais
Para prestar serviços de maneira eficaz às OCN, a Interpol e os grupos de países membros trabalham em cinco regiões diferentes, África, América, Ásia e Pacífico Sur, Europa, e Oriente Médio e Norte da África.
Isto permite que as OCN coordenem as actividades operacionais regionais no contexto das prioridades locais e planos de acção, para compartilhar as melhores práticas e identificar as soluções a suas necessidades de aplicação da lei. A cada região conta com o apoio de um sub-director na Secretaria Geral.
A cada país membro envia delegados à Interpol à Assembleia Geral, e a cada região designa aos delegados dos 13 membros do Comité Executivo - a maioria dos quais são os altos chefes da polícia. Estes dois órgãos de governo garantem que todas as regiões tenham voz nos planos da organização e as estratégias. Deste modo, a OCN ajuda na aplicação destes planos e estratégias, entre outras coisas, e actua como um ponto de enlace entre as forças nacionais de polícia e a comunidade Interpol.
 Países membros
Bandera de Afganistán Afeganistão 
Bandera de Albania Albânia 
Flag of Germany.svg Alemanha 
Bandera de Andorra Andorra 
Bandera de Angola Angola 
Bandera de Antigua y Barbuda Antiga e Barbuda 
Bandera de las Antillas Neerlandesas Antillas Neerlandesas 
Bandera de Arabia Saudita Arabia Saudita 
Bandera de Argelia Argélia 
Bandera de Argentina Argentina 
Bandera de Armenia Armenia 
Flag of Aruba.svg Aruba 
Bandera de Australia Austrália 
Bandera de Austria Áustria 
Bandera de Azerbaiyán Azerbaiyán 
Bandera de las Bahamas Bahamas 
Bandera de Bahréin Bahréin 
Bandera de Bangladesh Bangladesh 
Bandera de Barbados Barbados 
Bandera de Bielorrusia Bielorrusia 
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 
Bandera de Belice Belice 
Bandera de Benín Benín 
Bandera de Bolivia Bolívia 
Bandera de Bosnia y Herzegovina Bósnia e Herzegóvina 
Bandera de Botsuana Botsuana 
Bandera de Brasil Brasil 
Bandera de Brunéi Brunéi 
Bandera de Bulgaria Bulgária 
Flag of Burkina Faso.svg Burkina Faso 
Bandera de Burundi Burundi 
Bandera de Bután Bután 
Bandera de Cabo Verde Cabo Verde 
Bandera de Camboya Camboja 
Bandera de Camerún Camerún 
Bandera de Canadá Canadá 
Bandera de Colombia Colômbia 
Flag of the Comoros.svg Comoras 
Flag of the Republic of the Congo.svg República do Congo 
Flag of the Democratic Republic of the Congo.svg República Democrática do Congo 
Bandera de Corea del Sur Coréia do Sur 
Bandera de Costa Rica Costa Rica 
Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa de Marfil 
Bandera de Croacia Croácia 
Bandera de Cuba Cuba 
Flag of Chad.svg Chade 
Bandera de Chile Chile 
Bandera de la República Popular China China 
Bandera de Chipre Chipre 
Bandera de Dinamarca Dinamarca 
Flag of Dominica.svg Dominica 
Bandera de Ecuador Equador 
Bandera de Egipto Egipto 
Flag of El Salvador.svg El Salvador 
Bandera de los Emiratos Árabes Unidos Emiratos Árabes Unidos 
Bandera de Eritrea Eritréia 
Flag of Slovakia.svg Eslováquia 
Flag of Slovenia.svg Eslovénia 
Bandera de España Espanha 
Bandera de los Estados Unidos Estados Unidos 
Flag of Estonia.svg Estónia 
Flag of Ethiopia.svg Etiópia 
Flag of Macedonia.svg República de Macedonia 
Flag of the Philippines.svg Filipinas 
Bandera de Finlandia Finlândia 
Bandera de Fiyi Fiyi 
Bandera de Francia França 
Flag of Gabon.svg Gabón 
Flag of The Gambia.svg Gambia 
Bandera de Georgia Georgia 
Bandera de Ghana Ghana 
Flag of Grenada.svg Granada 
Flag of Greece.svg Grécia 
Bandera de Guatemala Guatemala 
Bandera de Guinea Guiné 
Flag of Guinea-Bissau.svg Guiné-Bissau 
Flag of Equatorial Guinea.svg Guiné Equatorial 
Flag of Guyana.svg Guyana 
Bandera de Haití Haiti 
Bandera de Honduras Honduras 
Bandera de Hungría Hungria 
Bandera de India Índia 
Flag of Indonesia.svg Indonésia 
Bandera de Iraq Iraq 
Bandera de Irán Irão 
Bandera de Islandia Islândia 
Bandera de Irlanda Irlanda 
Flag of Israel.svg Israel 
Bandera de Italia Itália 
Bandera de Jamaica Jamaica 
Bandera de Japón Japão 
Bandera de Jordania Jordânia 
Bandera de Kazajistán Kazajistán 
Bandera de Kenia Kenia 
Bandera de Kirguistán Kirguistán 
Bandera de Kuwait Kuwait 
Flag of Laos.svg Laos 
Flag of Lesotho.svg Lesoto 
Flag of Latvia.svg Letónia 
Flag of Lebanon.svg Líbano 
Flag of Liberia.svg Liberia 
Flag of Libya.svg Líbia 
Flag of Liechtenstein.svg Liechtenstein 
Bandera de Lituania Lituânia 
Flag of Luxembourg.svg Luxemburgo 
Flag of Madagascar.svg Madagascar 
Bandera de Malasia Malásia 
Flag of Malawi.svg Malaui 
Flag of Maldives.svg Maldivas 
Flag of Mali.svg Malí 
Flag of Malta.svg Malta 
Flag of the Marshall Islands.svg Ilhas Marshall 
Flag of Mauritius.svg Mauricio 
Flag of Mauritania.svg Mauritania 
Bandera de México México 
Flag of Moldova.svg Moldávia 
Flag of Monaco.svg Mônaco 
Flag of Montenegro.svg Montenegro 
Flag of Mongolia.svg Mongolia 
Flag of Mozambique.svg Moçambique 
Flag of Myanmar.svg Birmania 
Flag of Namibia.svg Namibia 
Flag of Nauru.svg Nauru 
Bandera de Nepal Nepal 
Flag of Nicaragua.svg Nicarágua 
Flag of Niger.svg Níger 
Bandera de Nigeria Nigéria 
Bandera de Noruega Noruega 
Bandera de Nueva Zelanda Nova Zelanda 
Flag of Oman.svg Omán 
Bandera de los Países Bajos Países Baixos 
Flag of Pakistan.svg Paquistão 
Bandera de Panamá Panamá 
Flag of Papua New Guinea.svg Papúa Nova Guiné 
Bandera de Paraguay Paraguai 
Bandera del Perú Peru 
Bandera de Polonia Polónia 
Bandera de Portugal Portugal 
Flag of Qatar.svg Qatar 
Bandera del Reino Unido Reino Unido 
Flag of the Central African Republic.svg República Centroafricana 
Bandera de la República Checa República Checa 
Flag of the Dominican Republic.svg República Dominicana 
Bandera de Ruanda Ruanda 
Bandera de Rumania Rumania 
Bandera de Rusia Rússia 
Bandera de San Cristóbal y Nieves San Cristóbal e Neves 
Flag of San Marino.svg San Marinho 
Flag of Saint Vincent and the Grenadines.svg San Vicente e as Granadinas 
Flag of Sao Tome and Principe.svg Santo Tomei e Príncipe 
Bandera de Senegal Senegal 
Bandera de Serbia Sérvia 
Flag of the Seychelles.svg Seychelles 
Bandera de Sierra Leona Serra Leoa 
Flag of Singapore.svg Singapura 
Bandera de Siria Síria 
Flag of Somalia.svg Somalia 
Flag of Sri Lanka.svg Sri Lanka 
Flag of Swaziland.svg Suazilandia 
Flag of Sudan.svg Sudão 
Bandera de Suecia Suécia 
Flag of Switzerland.svg Suíça 
Bandera de Sudáfrica África do Sul 
Flag of Suriname.svg Surinam 
Flag of Thailand.svg Tailândia 
Flag of Tanzania.svg Tanzania 
Flag of Tajikistan.svg Tayikistán 
Flag of East Timor.svg Timor Oriental 
Flag of Togo.svg Togo 
Flag of Tonga.svg Tonga 
Bandera de Trinidad y Tobago Trinidad e Tobago 
Bandera de Túnez Tunísia 
Flag of Turkmenistan.svg Turkmenistán 
Flag of Turkey.svg Turquia 
Flag of Ukraine.svg Ucrânia 
Bandera de Uganda Uganda 
Bandera de Uruguay Uruguai 
Bandera de Uzbekistán Uzbekistan 
Flag of the Vatican City.svg Cidade do Vaticano 
Bandera de Venezuela Venezuela 
Flag of Vietnam.svg Vietname 
Flag of Yemen.svg Yemen 
Flag of Djibouti.svg Yibuti 
Flag of Zambia.svg Zambia 
Bandera de Zimbabue Zimbabue 
 Suboficinas Centrais de Países dependentes
Do Bandera del Reino Unido Reino Unido:
•Bandera de Anguila Anguila
•Bandera de Bermudas Bermudas
•Flag of Gibraltar.svg Gibraltar
•Bandera de las Islas Caimán Ilhas Caimán
•Flag of the British Virgin Islands.svg Ilhas Vírgenes Britânicas
•Flag of Montserrat.svg Montserrat
•Flag of the Turks and Caicos Islands.svg Ilhas Turcas e Caicos
•Bandera de Samoa Samoa
Dos Estados Unidos:
•Flag of Puerto Rico.svg Porto Rico
Da China
•Flag of Macau.svg Macao
•Bandera de Hong Kong Hong Kong
 Países separados
Países onde não tem Jurisdição:
•Flag of North Korea.svg Coréia do Norte
•Bandera de los Estados Federados de Micronesia Micronesia
•Bandera de las Islas Salomón Ilhas Salomón
•Bandera de Kiribati Kiribati
•Flag of Palau.svg Palaos
•Flag of Tuvalu.svg Tuvalu
•Flag of Vanuatu.svg Vanuatu
 Enlaces externos
•Lugar oficial da Interpol (em inglês)
•Departamento Interpol da Polícia Federal Argentina
•"Renuncia o presidente de Interpol", BBC News
•As declarações que comprometem ao director de Interpol em violação de DD.HH. durante era Pinochetmwl:Interpol
 
Obtido de http://ks312095.kimsufi.com../../../../articles/a/r/t/Encydia-Wikilingue%7EArt%C3%ADculos_solicitados_2358.html"

Categorias: Polícia | Organizações internacionais e regionais | Lyon
 

Creative Commons Attribution-ShareAlike License
This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
 Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license. 
http://pt.encydia.com/es/Interpol

Nenhum comentário:

Postar um comentário