quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto é o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência do Brasil.[1] É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da república. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. O edifício está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido projetado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.
A construção do Palácio do Planalto começou em 10 de julho de 1958, obedecendo ao projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e ao cálculo estrutural de Joaquim Cardoso.[2] O engenheiro-chefe da obra foi Fausto Amadeu Francisco Favale (16/02/1929-29/06/2014), pessoalmente designado para o desafio por Juscelino Kubitschek.[3] [4] [5] Favale enfrentou o desafio de concretizar as ideias de Niemeyer a respeito das colunas curvas da fachada (conhecidas como "velas"), numa intermediação entre o projeto arquitetônico e o cálculo estrutural. [3] [6] A obra foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. Até então a residência de vistoria do presidente funcionava em uma construção provisória de madeira conhecida popularmente como Palácio do Catetinho, inaugurada em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.
Antes da construção do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada, o Palácio do Catete, localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960. A partir desse ano, a sede do poder executivo foi transferida para a recém-inaugurada cidade de Brasília
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário